Conversão de São Paulo Apóstolo

25/01/2012

Dia 25 de janeiro

História: São Paulo era de família judaica da tribo de Benjamin, mas ao mesmo tempo cidadão romano, passou sua infância em Jerusalém dentro de uma séria formação religiosa segundo as doutrinas dos fariseus. Perseguidor dos cristãos, esteve presente na morte de Santo Estevão, morto à pedradas. Certa vez, mais ou menos no ano 36 no caminho de Damasco uma forte luz o fez cair de seu cavalo, cegando-o. Paulo, aturdido ouviu de Jesus “Saulo, Saulo, por que me persegues?”.

A partir desse momento dedicou toda sua vida a serviço de Cristo. Quando os cristãos, acostumados a circuncidar os filhos que nasciam, Paulo os relembrava que já não estavam na lei judaica mas que eram cristãos. Passou um tempo na Arábia e regressou a Damasco para pregar. Foi para Jerusalém no ano 39 e depois para a Síria-Cilícia de onde partiu para Antioquia com Barnabé. Foram para Chipre, Panfília e Licaônia.

Foi então que São Paulo passou a usar o nome grego Paulo em vez de Saulo. 14 anos após sua conversão (no ano 49) partiu para Jerusalém para participar do concílio apostólico onde foi aceita a tese de que a,lei judaica deixaria os cristãos professar sua fé. Paulo morreu com a cabeça decapitada, no ano 67.

Oração da Conversão de São Paulo Apóstolo: Ao peso do mal vergados, São Paulo, por ti clamamos; da graça o penhor eterno, que salva, te suplicamos. Outrora oprimindo a Igreja, tocou-se o divino amor. E aqueles que perseguias abraças qual defensor. Daquele primeiro amor conserva a fiel lembrança. Aos tíbios e fracos traze a graça e a esperança. Floresça por teu socorro o amor que ignora o mal; as rixas não o perturbem, nem erro nenhum fatal. Ó vítima que agrada aos céus, dos povos amor e luz, fiel defensor da Igreja, protege-a, e a nós conduz. Louvor à Trindade eterna, hosanas, poder, vitória. O prêmio do bom combate contigo nos dê, na glória.

Devoção: À pregação do Evangelho

Padroeiro: Dos evangelizadores

Outros Santos do dia: A conversão de Paulo; Ananias, Projeto, Joventino, Maximino, Donato, Sabino e Ágape, Amarino e Elpídio, Saturno, Tito e Floro (mártires.); Papão (abade); Bretanfão (bispo); Elvira (virgem); Aca (eremita).

Nenhum comentário até o momento

Inicie uma conversação

Nenhum comentário ainda

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversação.

Seus dados estarão seguros!Seu endereço de e-mail não será publicado. Nenhuma informação será compartilhada com terceiros.