Artigos Católicos - Loja Virtual

Santa Bernadete Soubirous

Publicado em: , , , ,

santa_bernardete_soubirousDia 18 de Fevereiro

História: Santa Bernadete nasceu em Lourdes, na França, em 1844. Chamava-se Maria Bernarda. Filha de gente simples, mas a educaram dentro dos preceitos da Igreja Católica. Aos treze anos foi viver na pequena povoação.

Analfabeta, acostumada aos trabalhos rudes do campo, Bernadete conhecia apenas as principais orações dos cristãos: o pai-nosso, a ave-maria, o credo etc. As aparições tiveram início no dia 11 de fevereiro de 1858, em que Nossa Senhora se proclamava: “Eu sou a Imaculada Conceição”. Após as aparições, Bernadete ingressou no Convento das Irmãs de Nevers, onde viveu 13 anos, muitas vezes incompreendida e tratada com dureza pelas superioras e co-irmãs.

Acometida de tuberculose, aos poucos consumida por uma cárie óssea. Viveu sua vida em sua cela de freira orando pelas almas das pessoas que ainda não encontraram o caminho de Deus, sempre com humildade e resignação, rezando menos para que a dor que sentia diminuísse e que o Céu lhe dessa paciência e força para suportar calada as provações de Deus. Bernadete morreu no dia 16 de abril de 1879. Morreu pronunciando oração de súplica a Maria: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por mim, pobre pecadora” Em 1925, Pio XI proclamou-a bem-aventurada e, em 1937, foi canonizada.

Oração: Ó Deus, concedei-nos, pelas preces de Santa Bernadete Soubirous, a quem destes perseverar na imitação de Cristo pobre e humilde, seguir a nossa vocação com fidelidade e chegar àquela perfeição que nos propusestes em vosso Filho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Devoção: À Nossa Senhora

Padroeiro: -

Outros Santos: Teotónio de Coimbra (rei); Simeão (bispo de Jerusalém); Cláudia, Alexandre, Cucia, Lúcio, Rótulo, Clássico,Máximo, Preperdgna, Silvano, Secundino, Frútulço (mártires); Flaviano, Eládio (bispo); VonsTância Àtica e Artêmia (conf).

|