Santo Antônio

24/01/2017

Santo Antônio é um dos santos mais populares do Brasil e tem o seu dia celebrado em 13 de Junho, dando início as festividades juninas.

Santo AntonioDia 13 de junho

História: Santo Antônio nasceu em Lisboa no ano de 1195. Aos 27 anos fez-se franciscano e tomou o nome de Antonio em recordação de São Antonio Pároco. Quando Santo Antônio nasceu seus pais e familiares chamaram-no de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Foi a evangelizar na África porém o clima e do trabalho o adoentaram. Embarcou para Espanha porém uma tempestade o levou para a Itália. Ali e na França pregou prevenindo as pessoas para que não se deixassem enganar por aqueles hereges albigenses. Fixou sua residência em Pádua, cidade universitária.

Ali conseguiu os melhores frutos de seus sermões e adquiriu uma fama imensa. O Papa Leão XIII o chamou “o santo do mundo inteiro”, porque sua imagem e devoção encontram-se por todas partes. Foi um evangelizador incansável. Repetia que o grande perigo do cristão de pregar e não praticar, crer porém não viver de acordo com o que se acreditava. Os favores que consegue são imensos. E mais amado e invocado pelo povo humilde que vê nele um protetor dos pobres e necessitados.

Também é conhecido como Santo Antônio de Pádua, por ter vivido nessa cidade italiana. É um dos santos mais populares em todo o mundo. Nasceu em Lisboa, e depois de ser algum tempo agostiniano ingressou na Ordem franciscana, da qual foi um dos maiores expoentes. Pregou na Itália e no sul da França, conseguindo muitos milhares de conversões. Combateu arduamente a heresia dos cátaros e patarinos, dominante no seu tempo, pelo que o chamavam de “incansável martelo dos hereges”.

Não apenas os combatia no púlpito, pela pregação, mas também por meio de milagres espantosos. Sabia de cor quase todas as Escrituras e tinha um dom especial para explicar e aplicar as mais difíceis passagens. Faleceu em 1231, com apenas 36 anos de idade. Sua língua, que tanto pregara a palavra divina, foi preservada da corrupção e até hoje é venerada num relicário, em Pádua. Foi cognominado o “Doutor Evangélico” .

Veja aqui a celebração no dia de Santo Antonio.

Dia de Santo Antônio

Dezenas de paróquias e comunidades prestam permanente homenagem a Santo Antônio, em São Paulo, ostentando o nome deste santo português, cuja festa é no dia 13. Trezenas, novenas, tríduos, missas, procissões e outras formas de expressão religiosa comemoram este santo, popular em Portugal, na Itália, na França, no Brasil, no mundo inteiro. Chamado de santo casamenteiro, protetor dos pobres, padroeiro dos objetos perdidos, ele é o pregador do Evangelho. Santo Antônio, um grande homem de fé, ganhou, quando nasceu, o nome de Fernando. Dezenas de paróquias e comunidades prestam permanente homenagem a Santo Antônio, em São Paulo, ostentando o nome deste santo português, cuja festa é no dia 13. Trezenas, novenas, tríduos, missas, procissões e outras formas de expressão religiosa comemoram este santo, popular em Portugal, na Itália, na França, no Brasil, no mundo inteiro. Chamado de casamenteiro, protetor dos pobres, padroeiro dos objetos perdidos, ele é o pregador do Evangelho.

Orações Santo Antônio:

I. Para a proteção dos Empreendimentos:

Glorioso Santo Antônio, que tivestes a sublime dádiva de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me deste mesmo Jesus a Graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração; (pede-se a graça). Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os poucos méritos de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido, Amém. Santo Antônio, rogai por nós. (Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai)

II. Oração para os namorados:
Meu grande amigo Santo Antônio,
tu que és o protetor dos namorados,
olha para mim, para a minha vida,
para os meus anseios.
Defende-me dos perigos,
afasta de mim os fracassos,
as desilusões, os desencantos.
Faze que eu seja realista,
confiante, digna e alegre.
Que eu encontre um namorado que me agrade,
seja trabalhador, virtuoso e responsável.
Que eu saiba caminhar para o futuro
e para a vida a dois com as disposições
de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social.
Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas.
Que todos os namorados busquem a mútua compreensão,
a comunhão de vida e o crescimento na fé.

III. Ato de consagração a Santo Antonio:
Ó grande e bem-amado Santo Antônio de Pádua!
Vosso amor a Deus e ao próximo,
vosso exemplo de vida cristã,
fizeram de Vós um dos maiores Santos da Igreja.
Eu vos suplico tomar sob vossa proteção valiosa
minhas ocupações, empreendimentos, e toda a minha vida.
Estou persuadido de que nenhum mal poderá atingir-me
enquanto estiver sob vossa proteção.
Protegei-me e defendei-me: sou um pobre pecador.
Recomendai minhas necessidades
e apresentai-vos como meu medianeiro a Jesus, a quem tanto amais.
Por vosso mérito, Ele aumente minha fé e caridade,
console-me nos sofrimentos,
livre-me de todo mal e não me deixe sucumbir na tentação.
Ó Deus poderoso, livrai-me de todo o perigo do corpo e da alma.
Auxiliado continuamente por Vós,
possa viver cristãmente e santamente morrer.
Amém.

IV. Para alcançar uma graça:
Eu te saúdo, pai e protetor Santo Antônio!
Intercede por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo
a fim de que ele me conceda a graça que desejo (mencionar a graça).
Eu te peço, amado Santo Antônio,
pela firme confiança que tenho em Deus a quem serviste fielmente.
Eu te peço pelo amor do menino Jesus que carregastes em teu braço.
Eu te peço por todos os favores que Deus te concedeu neste mundo,
pelos inúmeros prodígios que Ele operou
e continua operando diariamente por tua intercessão.
Amém.

Devoção: Aos pobres e necessitados, tanto material quanto espiritualmente

Padroeiro: Da pureza, dos objetos perdidos e dos casamentos

Outros Santos do dia: Ana e João, Antípatro, Arnóbio, Pedro e Asquirião, Argênides e Belfixo (confs); Fândila de Córdoba, Felícula, Aquilina,(virgens); Aventino, Primo, Feliciano e Concorde, Fortunato e Luciano (mártires); Trifílio, Prisco, Ceteu (bispos); Jacó (monge).

1 comentário até o momento

Inicie uma conversação
  1. candida menezes
    #1 candida menezes 22 junho, 2016, 15:30

    MEU QUERIDO SANTO ANTÓNIO,AJUDA-NOS NO NOSSO NEGÓCIO.MANDA-NOS CLIENTES BONS.FAZ COM QUE OS QUE NOS DEVEM PAGUEM TUDO.BENDITO SEJAS.AMEM.

    Responda este comentário

Seus dados estarão seguros!Seu endereço de e-mail não será publicado. Nenhuma informação será compartilhada com terceiros.