Artigos Católicos - Loja Virtual

São Cirilo de Alexandria

Publicado em: , , , ,

São Cirilo de AlexandriaDia 27 de junho

História: Patriarca de Alexandria, conseguiu, no Concílio de Éfeso, a condenação dos erros de Nestório e a proclamação da Maternidade Divina de Nossa Senhora, chamado o “Doutor” por excelência, da Encarnação.

Homem forte. Soube afirmar que Nossa Senhora é verdadeira Mãe de Deus e não apenas mãe do Homem Jesus, como diziam outros, naqueles tempos famosos e difíceis da história da Igreja no Oriente, na luta pela ortodoxia, em nome do Papa São Celestino.

Foi ele a alma do Concílio de Éfeso, em 431, e é chamado até hoje “Defensor invencível da maternidade da Virgem Maria”. Teólogo de olhar penetrante, foi um pastor vigilante das almas.

Debatia-se nessa época, que Cristo não era como Deus e essa teoria era fortemente debatida por São Cirilo. Nos últimos anos de sua vida dedicou-se a promover a paz na Igreja.

Oração de São Cirilo de Alexandria: Ó Deus, que iluminastes e conduzistes o bispo São Cirilo na proclamação de Mariaa Mãe de Deus, daí, aos que professam a maternidade divina, serem salvos pela encarnação do Vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Devoção: À paz entre todos

Padroeiro: Da paz

Outros Santos do dia: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Padroeira do Haiti); Cirilo de Alexandria (bispo e dr); Crescente e Fernando (bispos); Zoilo, Aniuceto, Cristo, Crispiniano e Benedita (mártires); Sansão, João, Adelino (presb); Ladislau (rei); Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

|