Artigos Católicos - Loja Virtual

São Cosme e Damião

Publicado em: , , , , , ,

São Cosme e DamiãoDia 26 de setembro

História: Cosme e Damião, eram dois irmãos gêmeos. Moraram no Oriente, e desde jovens eram ótimos médicos. Após convertidos passaram a missionários também, unindo a ciência à confiança no poder da oração e desta forma levavam a muitos a saúde do corpo e da alma.

São Cosme e Damião viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano em 300 da era cristã, foram presos, pois eram considerados inimigos dos deuses, acusados de usarem feitiçaria e meios diabólicos para curar.

Tendo em vista tal acusação da sempre e mesma resposta “Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder”.

Diante da insistência quanto a adoração aos deuses responderam: “Teus deuses não tem poder algum, nós adoramos o criador do céu e da terra”.

Não apostataram da fé e foram decapitados em 303, considerados os “santos gêmeos” e padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina. Os Papas Símaco e Félix IV, início do século VI lhes dedicaram uma capela e basílica.

Oração de São Cosme e Damião: Deus, nosso Pai, São Cosme e São Damião passaram no mundo fazendo o bem, curando as doenças e aliviando os sofrimentos de sua gente, dando confiança e esperança aos corações atribulados. Fazei que eu também sirva meus semelhantes de modo desinteressado, buscando sempre o seu bem e a sua felicidade. Fazei também, ó Senhor, que os médicos coloquem a vida e a dignidade humana acima do lucro e do comércio. Amém. São Cosme e São Damião, rogai por nós.

Devoção: Aos doentes e necessitados, tanto espiritual quanto corporalmente

Padroeiro: Médicos, farmacêuticos e estudantes de medicina

Outros Santos do dia:  Amâncio; Calístratro, Carlos Garnier, Cristovão; Eusébio (papa); Garcia (ab); Jánuario, João, Senador.

|