São Dâmaso

11/12/2012

Dia 11 de dezembro

História: Este Papa deu o melhor de si para manter viva a verdadeira religião católica, incentivando também a São Jerônimo a traduzir a santa Bíblia em latim fazendo com que houvesse uma maior popularização dos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Restaurou catacumbas, organizou as relíquias dos mártires do cristianismo assim que o Império deixou de perseguir os cristãos. São Dâmaso dirigiu a Igreja de 366 a 384.

Firme e prudente contribuiu grandemente para restabelecer a paz na Igreja. Seu interesse pelos mártires e suas histórias datam desde sua juventude. No epitáfio de seu próprio sepulcro está escrito: ” Dentre as cinzas fará ressuscitar a Dâmaso, porque assim o creio!”

Oração de São Dâmaso: Deus, nosso Pai, celebramos hoje a memória do papa São Dâmaso. Grande foi o seu amor pela vossa Igreja, tudo fazendo para que ela se mantivesse unida em torno de uma mesma fé, de um mesmo sentimento de esperança e de serviço, recebidos como herança de nossos primeiros pais, os apóstolos. Fazei que nos descubramos como um povo comprometido convosco, com o vosso Reino e comprometidos com os nossos irmãos e com todo homem. Que o Vosso Espírito de Amor nos faça entender que somos chamados a viver em comunhão, ou seja, em união convosco em Jesus vosso Filho ressuscitado.

Devoção:  Aos santos mártires

Padroeiro: Dos arqueologistas

Outros Santos do dia: Dâmaso I (papa); Eutíquio, Bássabas, Vitórico, Fusciano, Trasão, Panciano, Pretextato, Gerciano, Segundo, Zózimo, Paulo e Ciráco (márts); Sabino (bispo); Daniel Estilita (monge) Benjamin (bispo).

Nenhum comentário até o momento

Inicie uma conversação

Nenhum comentário ainda

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversação.

Seus dados estarão seguros!Seu endereço de e-mail não será publicado. Nenhuma informação será compartilhada com terceiros.