Artigos Católicos - Loja Virtual

São Felix

Publicado em: , , , , ,

sao_felixDia  01 de Março

História: Enfrentou com coragem aa tendências sucessuinistas da Igreja grega, ou seja, o cisma de Acácio. Apoiando o decreto Henótico (unificador) do imperador Zenon, depôs os bispos que se opunham a um acordo entre os monofisitas(doutrina que admitia uma só natureza a Jesus Cristo) e os nestorianos(em que se concebia as duas naturezas em Jesus Cristo: divina e humana).

O Papa protestou e mais tarde se viu obrigado a depor o patriarca são Felix. Os monges e o povo apoiavam a São Felix, mas o imperador jogou todo sua responsabilidade para o patriarca.

Acácio rompeu com Roma, raspou o nome do papa das tábuas de mármore que perpetuavam no santo sacrifício da Missa, como que se tentasse tirar toda lembrança do chefe da Igreja.

Foi a primeira separação da Igreja latina da Igreja grega. Essa cisma durou 35 anos, até o ano 518. Felix foi um dos sucessores imediatos de São João Leão Magno no pontificado (483-492).

Oração: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Senhor Jesus, que fizestes uma aliança de paz com São Felix, coroando-o de glória, fortificai-nos, consolai-nos, por intercessão e pelos Méritos desse glorioso mártir. Nós vos rogamos por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Devoção: A Jesus Cristo, homem e Deus

Padroeiro: Da Igreja em Crisma

Outros Santos: Rosendo, Herculindo (bispo); Leão, Donato, Nicéforo, Abundância, Antonino, Adriano, Hermeto, Eudôxiz, Ciríaca e Exíquio (bispo), Silviardo (abade).

|