São Guido de Anderlecht

11/09/2016

Dia 12 de setembro

História: Nascido de uma família de camponeses, São Guido distribuiu seus poucos bens aos pobres e se consagrou inteiramente ao serviço de Deus.

São Guido de Anderlecht viveu cerca de dois séculos antes de Francisco de Assis, mas tem uma trajetória muito semelhante a dele.

Peregrinou durante sete anos visitando os principais santuários da Europa, Roma e depois retornou à sua região de origem, santificando-se no humilde ofício de sacristão de uma igreja.
São Guido de Anderlecht viveu cerca de dois séculos antes de Francisco de Assis, mas tem uma trajetória muito semelhante a dele.

Desenvolveu naturalmente um total desapego aos bens materiais. Doou tudo que tinha aos pobres e tornou-se peregrino.

Após muito peregrinar, para se tornar útil à comunidade, sem abandonar a vida de prece e contemplação, hospedou-se na casa de um padre numa região próxima a Bruxelas, tornando-se sacristão.

Mas sua vocação pra o crescimento espiritual falou mais alto e novamente viajou até Jerusalém em peregrinação. Pouco tempo depois falecia, sem ter se tornado popular, como outros santos, mas deixando uma marca indiscutível de liberdade espiritual e despojamento.

Após ter morrido, muitos milagres e prodígios ocorreram em sua sepultura, e somente então foi glorificado aquele que, durante toda a vida, permanecera oculto e apagado.

Oração do São Guido de Anderlecht: 

Devoção: Vida oculta no serviço de Deus

Padroeiro: Dos Peregrinos

Outros santos do dia: Francisco de Caldarola; Autônomo, Carânoto (bispos); Hierônides, Leôncio, Serapião, Selésio, Valeriano, Estratão, Macedônio, Teódulo, Taciano (márts); Sacerdote, Silvno (bispos); Guido (cf); Vifredo (abade); Isabel Ana Seton.

1 comentário até o momento

Inicie uma conversação
  1. Beto Venâncio
    #1 Beto Venâncio 21 setembro, 2016, 16:16

    Muito bom gostei muito me dispostos mais interesse pela vida a cristã….

    Responda este comentário

Seus dados estarão seguros!Seu endereço de e-mail não será publicado. Nenhuma informação será compartilhada com terceiros.