Santo Católico

São Lourenço

Publicado em: , , , ,

São LourençoDia 10 de agosto

História: São Lourenço foi o primeiro dos sete diáconos da Igreja e um dos santos mais veneradsos pela antigüidade cristã e pela idade Média.

Essa função fazia dele, depois do papa, (na época era Sisto II), o primeiro responsável pela Igreja. No auge da perseguição de Valeriano, o próprio pontífice foi preso e conduzido ao martírio e por esta razão concedeu a São Lourenço o encargo de distribuir tudo o que tinha aos pobres.

Quando o imperador impôs a Lourenço que entregasse todos os bens de que ouvira falar, este, num ato ousado, reuniu um grupo de indigentes, paupérrimos e os levou diante de Valeriano dizendo: “Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda a parte”.

Com tal frase, quis dizer que as almas valiam muito mais do que todo dinheiro, mesmo que ele lhes fosse também necessário. Seu martírio foi escolhido com crueldade maior que sua ousadia: foi assado vivo.

E ainda em meio ao sofrimento encontrou forças para dizer: Vire-me, que já estou bem assado deste lado. São Lourenço é um exemplo de fé inabalável. Sofreu o martírio em 258, na perseguição de Valeriano.

Oração de São Lourenço: Dai-nos, Senhor, a Graça de sermos sempre resolutos e corajosos para enfrentarmos os combates, em nome da Verdade e da fé. Concedei-nos, pela intercessão de Vosso Servo São Lourenço, a Graça que vos pedimos. Por Cristo Jesus, amém.

Devoção: À caridade

Padroeiro: Dos Arquivistas, Bibliotecárias e cozinheiros

Outros Santos do dia: Outros santos do dia: Lourenço (diác. E Márts); Autor (bispo); Basa, Paula e Agatônica (Marts.); Beso (Mártir); Blano (bispo); Eric (Mártir); Jacó, Abraão e João, Irineu e Aurélio (Márts); Hugo.

|