Santo Católico

São Lucas

Publicado em: , , , , , , , ,

São LucasDia 18 de outubro

História: São Lucas exercia a profissão de médico em Antioquia, quando foi convertido por São Paulo, que o chamou de “médico bem amado”. Acompanhou a Paulo em várias viagens missionárias e esteve com ele no cárcere, tendo conhecido e vivido com os demais apóstolos.

Cheio de sensibilidade e disponibilidade, foi um apóstolo dos mais solícitos. Lemos na Epístola aos colossenses: “Saúda-vos Lucas, o médico amado”. Possuía sólida cultura científica e literária, tendo escrito o terceiro Evangelho e os Atos dos Apóstolos, revelando-nos os íntimos segredos da Anunciação, Visitação, o nascimento de Jesus e demais fatos que tomou conhecimento junto aos primeiros apóstolos da cristandade.

Segundo uma antiga tradição, foi pintor e deixou um retrato da Santíssima Virgem. Nunca se casou, nunca teve filhos. Embora uma tradição autorizada assegure que foi mártir, um documento do século III diz que morreu de morte natural aos 84 anos de idade, cheio do Espírito Santo.

Oração de São Lucas: Glorioso São Lucas, que tivestes a graça de ser inspirado por Deus Altíssimo para escrever seu santo Evangelho, rogai por todos nós, para que sejamos sempre fiéis estudiosos das sagradas escrituras e confiantes seguidores de Cristo. Santo evangelista, intercedei por nós.

Devoção: Escrever um dos Santos Evangelhos de Nosso Senhor.

Padroeiro: Artesãos, escultores, médicos cirurgiões

Outros Santos do dia: Outros santos do dia: Asclepíades, Atenodoro (bispo); Justo, João de Já Lande, Lúcio e Vitórico (Márts); Julião (er); Jacó (diác); Artêmio e Honesta, Teca e Trifónia.

|