Artigos Católicos - Loja Virtual

São Pedro Damião

Publicado em: , , , , ,

sao_pedro_damiaoDia 21 de Fevereiro

História: Logo órfão de pai, caçula, foi criado pelos irmãos, cujo irmão mais velho. O Século X é conhecido como o século terrível para o pontificado pois o concubinato, a simonia estava em toda estrutura eclesiástica, mesmo na vida monástica e necessitava de urgente reforma. Foi uma era de trevas no mundo e para a Igreja.

Pedro Damião foi um desses grandes reformadores pelo seu profundo amor à Igreja. Monge e discípulo de São Romualdo, dirigiu e fundou um grupo de mosteiros na Úmbria, que se tornou centro das atividades reformadoras que seguiam com certas variações a reforma camaldulence.

Trabalhou incansavelmente para devolver à vida religiosa seu sentido de consagração á vida religiosa, a austeridade da solidão e da penitência. A partir de 1046 começou a se tornar grande sua fama de santidade. Os papas lhe pediam ajuda.

Tornou-se cardeal e bispo de Ostia, legado do Pontifício, visitador dos mosteiros, escritor, conselheiro, libertando a Igreja de seus vínculos temporais o que deu ao Papa Gregório VII, um ano após sua morte a grande reforma empreendida. Sua extensa obra o fez merecer o título de doutor da Igreja pelos seus inumeráveis escritos teológicos, pelo Papa Leão XII.

Oração: Ó Deus, nós Te suplicamos, que todos os homens possam encontrar-Te pessoalmente e responder-Te com a mesma fé de Abraão, dos apóstolos e dos santos. Amém. São Pedro Damião, rogai por nós.

Devoção: À reforma da Igreja decaída

Padroeiro: Das reformas da Igreja

Outros Santos: Severiano (bispo) Zacarias (part); Randaoldo (monge); Vérulo , Félix, Secundino, Saturino, Fortunato Serício, Sélvulo, Cláudio, Sabino e Máximo (mártires) Leonor Rainha da Inglaterra.

 

|