Arcebispo Rowan Williams anuncia aposentadoria

arcebispo Rowan WilliamsNesta sexta-feira, 16, o Arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, anunciou que deixará o cargo no final de Dezembro de 2012. Arcebispo Williams, que liderou a Comunhão Anglicana, desde 2002, transmitiu as suas intenções para a Rainha Elizabeth II.

“Foi um imenso privilégio servir como arcebispo de Canterbury na última década, e seguir em frente não foi uma decisão fácil. Peço à todos orações e apoio nesta nova fase. Estou ansioso, com aquele mesmo apoio e inspiração, para continuar servindo a missão da Igreja”, disse Rowan Williams.

O ecumenismo tem sido um ponto forte do arcebispo Williams, por várias ocasiões se reuniu com o Papa Bento XVI, em Roma e em Londres, durante a Santos Padres visita Reino Unido de 2010. Mais recentemente, semana passada, o arcebispo Williams estava em Roma para rezar juntos com o Papa Bento na igreja de São Gregório no Monte Célio, e dar graças juntos no aniversário de 1000 da comunidade monástica Camáldoli que se baseia lá.

“Nos últimos três anos eu venho apreciando cada vez mais as qualidades do arcebispo Rowan: sua bondade, seu intelecto afiado, sua dedicação à luta pela harmonia entre os povos, especialmente no seio da família cristã, a sua coragem e sua amizade. Sou agradecido por todo o serviço que ele deu, recordando em particular a sua calorosa recepção ao Papa Bento XVI no Palácio de Lambeth”, conta o Arcebispo de Westminster (Inglaterra).

Fonte: Radio Vaticano