Nossa Senhora do Carmo

Dia 16 de julho

História: Venerada na ordem das irmãs carmelitas como a honrada e Bem-aventurada Virgem do Carmo, a historia de Nossa Senhora do Carmo está unida a um grupo de monges que foram expulsos do monte Carmelo pelos sarracenos e que peregrinaram até encontrar um local para fundar um mosteiro e as gerações dos monges se sucederam através dos tempos.

No século XIII, entretanto, os muçulmanos invadiram a Terra Santa e os eremitas do Monte Carmelo fugiram para a Europa. Nessa época, tinham como superior geral São Simão Stock o qual, enquanto rezava pedindo a Nossa Senhora que protegesse a Ordem dos Carmelitas dos perseguidores, recebeu das mãos de Nossa Senhora do Carmo o escapulário.

Aparecendo-lhe, disse-lhe: “Eis o privilégio que dou a ti e a todos os filhos do Carmelo: todo o que for revestido deste hábito será salvo”. Em 1950, o papa Pio XII convidou os fiéis a colocar em primeiro lugar, entre as devoções marianas, o escapulário, que está ao alcance de todos.

Oração da Nossa Senhora do Carmo: Ó bendita e Imaculada Virgem Maria, Honra e Esplendor do Carmelo! Concedei a vossa bênção para todos os que levam, com carinho, o vosso escapulário. Olhai para mim benignamente e cobri-me com o manto de vossa maternal proteção. Dai-me forças para vencer com fé as contrariedades de cada dia. Iluminai o meu pensamento, o meu coração, a minha vida toda. Enchei-me com a sabedoria do vosso Filho Jesus.

Acendei a minha fé. Fortalecei a minha esperança. Animai a minha caridade, o meu amor a Deus e ao próximo. Aumentai a minha fortaleza espiritual. Fazei-me verdadeiro apóstolo do vosso Filho Jesus, nosso Irmão. Que eu nunca falte a quem precisar de mim. Apresentai-me todos os dias à Trindade Santíssima. E que no céu possa estar convosco, louvando e agradecendo ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Nossa Senhora do Carmo, rogai pelas benditas almas do Purgatório. Amém.

Devoção: A Santíssima Trindade, a plena Vontade de Deus

Padroeiro: Do Chile

Outros Santos do dia: Santa Justa e Rufina – padroeiras dos Oleiros); santa Abundância, Edburga, Elerico, Elvina (abd); Eustásio (bispo); Fausto (márt.); Generoso (abade); Justiniano, Gobão, Godulfo, Macário (márts.); M. Madalena Postel (vg); Milão, Manulfo (bispos); Sisenando de Córdoba, Tenemã (bispo); Teódoto e Eustásio (márts); Valentim (márt.); Vitaliano (bispos).

oracoes e santos