Papa Bento XVI celebra missa em Cuba

Papa Bento XVI celebra missa em CubaO Papa Bento XVI celebrou nesta segunda-feira, 26, em Santiago de Cuba, a Missa pelos 400 anos da devoção à Virgen de la Caridad del Cobre, na Praça Antonio Maceo, onde esteve presente o presidente de Cuba, Raúl Castro.

Em uma breve mensagem a peregrinos, o papa recordou “os cubanos descendentes dos que chegaram aqui vindos da África, e a população vizinha do Haiti, que ainda sofre as consequências do terremoto de dois anos atrás”.

Bento XVI ainda pediu “ânimo” aos cubanos para seguirem “edificando a vida sobre a rocha firme que é Jesus Cristo”.

A viagem do Papa Bento XVI à ilha ocorre no Ano Jubilar pelos 400 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora da Caridade, padroeira do país e um símbolo de fé e identidade para os cubanos de dentro e fora da ilha.

Pela agenda oficial, às 19h15 (21h15 de Brasília), o pontífice terá um encontro e jantar com os bispos cubanos e o séquito que o acompanha em sua viagem na Nunciatura Apostólica de Havana.

É possível que Bento XVI também se encontre com o ex-ditador Fidel Castro, de 85 anos, quem está afastado do poder desde 2006, apesar da reunião não constar na agenda oficial da visita.

A visita do Papa a Cuba coincide com uma nova estadia do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na ilha, onde se submete a um tratamento de radioterapia contra o câncer, o que gerou especulações sobre a possibilidade de um encontro com o pontífice.

No entanto, o porta-voz vaticano, Federico Lombardi, reiterou ontem, em entrevista coletiva em Santiago de Cuba, que “não há nenhum pedido de audiência pessoal do presidente Chávez com o papa” e acrescentou que “se (Chávez) deseja ir à missa (da quarta-feira em Havana) pode fazê-lo como qualquer cidadão”.

Ao final da celebração, Bento XVI ofereceu uma rosa de ouro à imagem da Virgen de la Caridad del Cobre. Trata-se de um gesto tradicional dos papas que serve para homenagear o título de Nossa Senhora venerado no país que recebe a visita do Pontífice.

Fonte: Folha

Leia também:
Preparação dos jovens católicos em Cuba
Comissão organiza a vinda do Papa ao Brasil

oracoes e santos