Santa Ângela de Foligno

Santa_Angela_Foligno

Dia 04 de Janeiro

História: Santa Ângela de Foligno tinha conforto, dinheiro e se entregava às compras, ao luxo de maneira excessiva.

Aos 37 anos de idade uma tragédia aconteceu em seu frívolo dia-a-dia. O marido e os filhos foram mortos seguidamente.

Angustiadíssima pela grande dor, Santa Ângela sonhou com São Francisco de Assis que lhe encorajou a percorrer o caminho da perfeição.

Como resultado, entrou na Ordem terceira de São Francisco e mais tarde fez os votos religiosos. É uma das primeiras escritoras místicas. Em um de seus livros “Visões e Instruções” narra o que passou em sua alma – experiências místicas – desde o momento de sua conversão.

Em pouco tempo Ângela atraiu a um bom número de homens e mulheres que a procuravam para aconselhamento e aprimoramento espiritual. A santa acabou criando uma comunidade de irmãs na missão de trabalhar pelos mais necessitados.

Sobre seu sepulcro, na Igreja de Foligno, muitos milagres aconteceram, Um de seus livros mais conhecidos: ” Theologia Crucis” é uma belíssima meditação da Paixão de Cristo.

Oração Santa Ângela de Foligno: Deus, nosso Pai, quando o sofrimento vier nos visitar, e, na aflição, não quisermos aceitá-lo, dai-nos força para não cairmos no desespero. Conservai viva e inabalável a nossa esperança. Na hora da dor, fazei-nos compreender, Senhor: sois vós que lavrais nosso campo e trabalhais a nossa terra, até que as sementes germinem, cresçam as searas e produzam em nós abundantes frutos.

Devoção: À meditação da Paixão de Cristo e na missão de trabalhar pelos mais necessitados

Padroeiro: Dos consumistas e apegados

Outros Santos: Elizabete Ana Seton (fund); Celso, Gregório, Rigoberto (bispo); Dafrosa, Hermeto, Ageu Caio, Mávilo, Aquilino, Gêmino, Eugênio, Marciano, Quinto, Teódoto, Trifão (mártires); Rogério (abade)


santo protetor orações