Santa Catarina Tekakwitha

Dia 17 de abril

História: Santa Catarina Tekakwitha é índia pele-vermelha, a qual foi beatificada juntamente com Padre Anchieta. Seu pai era pagão e sua mãe, cristã.

Logo Santa Catarina Tekakwitha ficou órfã conseguindo sobreviver a uma epidemia de varíola, apesar de ter ficado quase cega e com o rosto desfigurado. Seu tio, chefe da aldeia pediu-lhe que ajudasse à sua esposa e assim ela ficou nos cuidados da casa.

O nome Tekakwitha, significa “aquela coloca as coisas em ordem”. Crescida na inocência, rejeitou proposta de matrimônio e em 1675 entrou em contato com os missionários católicos do Canadá, recebendo o batismo em 8 de abril de 1676 pelas mãos do Padre Jacques de Lamberville, que lhe pôs o nome de Catarina (Kateri).

Ameaçada pela ira do tio pagão, refugiou-se na missão se São Francisco Xavier onde recebeu a santa Eucaristia , sendo exemplos de discreta e extraordinária piedade. Santa Catarina Tekakwitha gostava de retirar-se para a floresta onde,m junto a crua que traçara na casca de uma árvore, ficava muito tempo em oração, sem porém descuidar de suas funções.

Em 25 de março de 1679 fez os votos perpétuos de castidade. Doente, faleceu uma ano após e rapidamente espalhou-se a fama de suas virtudes.

Oração da Santa Catarina Tekakwitha: –

Devoção: À cruz de Cristo

Padroeiro: Dos Índios e índias

Outros Santos do dia: São Roberto de Turlande, São Roberto de Molesme, São Lanidrício (abade), Elisa; Pedro (diác); Paulo, Isidoro (mártires); Mapólico, Marciano, Fortunato, Hermógenes (mártires); Inocêncio, Pantágato (bispos); Estevão Harding, Roberto (abades); Acácio(conf); Agápito I, Aniceto (Papas).

oracoes e santos