Santa Genoveva

Santa_Genoveva

Dia 03 de Janeiro

História: Santa Genoveva é a padroeira da cidade de Paris, França. Genoveva nasceu em Nanterre no ano 422. Tinha 6 anos de idade quando foi consagrada a Deus por São Germano de Auxerre, por ocasião de uma viagem que o Santo fazia a Inglaterra.

Até os 30 anos, Genoveva vestiu hábito religioso e se dedicava as obras de caridade e à penitência. Sua vida foi dedicada a Deus e a seus filhos.

Em Paris, por duas vezes salvou os franceses da total destruição; a primeira durante uma invasão dos hunos, comandada por Átila; e a segunda quando a fome, causada pela guerra, já começava a tornar-se fatal para a população.

Por ocasião desta invasão, Santa Genoveva intercedeu junto ao povo, que já se preparava para abandonar Paris, pedindo-lhes que ficassem e que orassem com fé e determinação, jejuando ao lado do parisienses. Átila desistiu de atacar Paris e, assim, Genoveva salvou a cidade da destruição.

Santa Genoveva morreu por volta do ano 502, com mais de oitenta anos. Foi enterrada por ordem de Clóvis em uma básilica construída para receber as sepulturas reais que, posteriormente, veio a ser chamada de Basílica Santa Genoveva.

 Atualmente seu relicário está depositado na Igreja de Saint Étienne du Mont. É também invocada nas grandes calamidades e especialmente para obter chuva em tempos de seca.

Oração da Santa Genoveva: Deus, nosso Pai, por intercessão de Santa Genoveva, afastai de nós a peste, a fome, as guerras. Saibamos defender nossa dignidade de cidadãos livres e de filhos de Deus, que nos chamou a viver na paz e na justiça, deixando de lado interesses mesquinhos e individualistas. Dai-nos, Senhor, a coragem e a abnegação de Santa Genoveva que soube praticar o Evangelho, servindo os irmãos, e que obteve na oração forças para debelar o perigo da opressão e o desespero da fome. Jamais nos falte a vossa proteção e auxílio nas dificuldades por que passamos. Amém.

Devoção: À Deus, à oração e assistência aos necessitados

Padroeiro: Da França, de catástrofes e dos tapeceiros

Outros Santos: Santíssimo Nome de Jesus; Florêncio, Luciano (bispo); Pedro, Zózimo, Daniel de Pádua, Cirino, Primo, Teógenes, Teopendo, Teones, Górdio, Genoveva (mártires).