Santa Ida

Dia 12 de abril

História: Santa Ida era filha do duque de Lorraine, descendente de Carlos Magno. Nasceu em 1040 e recebeu de Doda, sua mãe, uma santa formação.

Por vontade de seus pais, Santa Ida casou-se aos 17 anos com Eustáquio II, conde de Bolonha, um homem sensato e religioso e ambos viveram um santo matrimônio.

Santa Ida e seu marino tiveram três filhos: Eustáquio III, conde da Bolonha; Godofredo de Bulhão e Balduíno, reis de Jerusalém. Santa Ida tinha por diretor espiritual Santo Anselmo.

Apesar da ilustre linhagem e da alta posição que ocupava, Santa Ida restaurou igrejas e santuários, fundou mosteiros. a ela recorriam como única valia.

Após a morte de seu esposo, vendeu parte de seus bens para fundar mosteiros e empenhou-se em viver em maior humildade ainda, no desapego, na caridade evangélica. Indigentes, estrangeiros, doentes, viúvas e órfãos, recorriam à sua ajuda. Fez vários milagres em vida e muitos outros em seu túmulo. Seu corpo se encontrado com os religiosos de Wast.

Oração da Santa Ida: Dai-me Senhor, pela intercessão de Santa Ida, ser sempre bem firme na caridade para com meus semelhantes e necessitados, e por sua intercessão concedei-me a Graça que vos peço. Por Cristo Senhor. Amém. Santa Ida, rogai por mim.

Devoção: Aos pobres, órfãos e à Palavra de Deus

Padroeiro: Das viúvas

Outros Santos do dia: São Zenão de Verona, bispo e padroeiro dos Bebês; Sabas, Vítor, Vísia; Mena, Davi e João (mártires); Júlio I (papa); Constantino, Damião (bispos); Florentino (abade).

oracoes e santos