Santa Isabel de Portugal

Dia 04 de julho

História: Era filha do rei Pedro III, de Aragão, e da rainha Constança. Era sobrinha-neta de Isabel da Hungria.

Foi a neta preferida de Jaime I, o Conquistador, grande rei de Aragão. Casou-se aos 12 anos de idade, com Dom Diniz, que foi rei de Portugal: devasso, egoísta, bastante rígido.

Mas não interferia nas atividade beneficentes da esposa que criou inúmeros hospitais, hospícios, orfanatos, sem se descuidar dos pobres. É conhecida em Portugal como “A Rainha”. Sofreu muito com as infidelidades e ciúmes do marido, e teve papel decisivo na pacificação das freqüentes contendas familiares.

Exerceu também papel muito importante na pacificação de conflitos entre reinos cristãos, na intrincada política peninsular da Idade Média. Viúva, passou a viver em pobreza voluntária, na fidelidade ao espírito da Ordem Terceira de São Francisco.

Após a morte do marido, doou aos necessitados todos os seus bens materiais e foi residir em um casa bem simples, numa vida monástica e dedicando-se a quem dela precisasse. Após sua morte, seu corpo foi conduzido para Coimbra e sepultada no Convento de Clara, cuja construção dirigira pessoalmente.

Oração da Santa Isabel de Portugal: Ó querida Santa Isabel, sob a vossa proteção queremos nos colocar. Vossa espiritualidade nos inspira ainda hoje no seguimento de Jesus. Ensinai-nos a acolher com carinho os pobres, os doentes, os abandonados, manifestando a eles o imenso amor do Pai. Estimulai-nos para que tenhamos coragem de estar ao lado deles, defendendo as suas lutas e assumindo as suas dores. Assim como vós, queremos construir a paz, partilhar o pão da justiça e distribuir rosas de alegria aos nossos irmãos. Intercedei por nós para que também possamos, um dia, gozar das alegrias celestes na presença de Deus. Amém.

Devoção: Ao despojamento

Padroeiro: Das Guerras

Outros Santos do dia: Ageu (pf); Alberto, Albino, Antonino, Asclépia, Aureliano (bispo); Berta (reclusa|); Carilefo (ab.); Elias, Flaviano, Jocundiano, Inocêncio e Sebastião (márts.); Oséias (pf); Procópio (ab.); Teodoro, Ulríco (bispo); Valentino (presb.).

oracoes e santos