Santa Júlia Billiart e São Gastão

Dia 08 de abril

História de São Gastão: De família nobre, ainda jovem São Gastão foi para Lorena na finalidade de levar uma vida virtuosa e retirada.

O bispo de Toul sagrou-o sacerdote, alegando que o clero se encontrava muito escasso de sacerdotes. O bispo, certamente por inspiração divina ordenou-o sacerdote sem que ele tivesse noção do cristianismo.

Desejando conhecer ao menos as noções básicas pediu um catequista indicada pelo bispo de Toul, que o instruísse no caminho para Reims. Para confirmar sua missão sacerdotal, Deus permitiu que São Gastão restituísse a vista de um cego que encontrara pelo caminho, o que sabendo o rei sobre tal episódio se converteu.

Em Reims São Gastão foi batizado. Entregou-se a instrução dos fiéis e assistência aos pobres e em pouco tempo foi consagrado bispo de Arras e ocupou tal cargo durante quarenta anos. Apesar da conversão do rei Clovis o qual passara a lhe ser grande amigo, acontecia ainda muitas festas pagãs, principalmente quando a coroa foi passada para o Clotário.

Certa vez convidaram são Gastão para uma dessas festas, propositadamente: para observar possivelmente sua indignação. Aceitando o convite, Gastão dirigiu-se à sala onde copos cheios de cerveja se encontravam sobre a mesa preparada. Antes de assentar-se, abençoou e ao sinal da Cruz todos os copos se espatifaram, derramando toda a cerveja sobre a mesa.

Perceberam então o quanto eram condenados em seus desregramentos. Porém quantos continuavam no estado de embrutecimento e miséria espiritual obstante esses santos que levavam a sã doutrina em meio a milagres. Numa noite de fevereiro, muito fria, uma nuvem espessa e luminosa foi vista sobre sua residência, ou seja, o chamado palácio episcopal.

Tratava-se justamente do momento da partida de são Gastão. Aos que se encontravam á sua volta e ao clero, recomendou as virtudes teologais, ou seja, fé, a esperança e sobretudo a caridade e depois adormeceu em paz no Senhor, a 6 de fevereiro de 540.

História da Santa Júlia Billiart: Santa Júlia Billiart foi a fundadora das Irmãs de Notre Dame e fundadora de escolas para crianças pobres fez sua missão na Bélgica, a qual passou a ter um inesperada repercussão.

Por essa razão, Santa Júlia Billiart mesmo paralítica aos 22 anos, viu-se obrigada a fugir em uma carroça e a esconder-se sob palhas para não ser morta pelos seus perseguidores. Apesar de injustamente perseguida, apenas comentava com grande admiração sobre a bondade de Deus. Santa Júlia Billiart partiu para a eternidade em 1816.

Oração da Santa Júlia Billiart: Santa Júlia, por vossa grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus, fostes curada milagrosamente e favorecida por muitas graças.
Por vossa poderosa intercessão, alcançai-nos uma ilimitada confiança em Deus nas dificuldades da vida, a força de cumprir em tudo a adorável vontade de Deus e a graça especial que ardentemente vos imploramos. Amém!

Devoção: À assistência aos pobres e à pregação da Palavra de Deus

Padroeiro: Dos viciados em bebida e nas ilusões do mundo

Outros Santos do dia: São Januário e Santa Máxima (mártires); Concepta, Edésio, Januário, Macária, Herodião,Flegonte, Asíncreto (mártires); Amâncio, Dionísio, Redento (bispos); santa Júlia Billiart, (funda); Failbe, Fiarete, Alberto (confs); Gualtério (abade).

oracoes e santos