Santa Maria Madalena

Dia 22 de julho

História: Santa Maria Madalena foi “a pecadora adúltera” cuja história está narrada no Novo Testamento, mas que se converteu totalmente a Jesus Cristo. Arrependida sinceramente de suas faltas passadas, esteve ao lado de Nossa Senhora aos pés da Cruz, no alto do Calvário.

De fato, Maria Madalena está inconfundivelmente junto à cruz de Jesus, depois em vigília amorosa sentada em frente do sepulcro, enfim, na madrugada do novo dia, é a primeira a ir novamente ao sepulcro, onde vê e reconhece o Cristo ressuscitado.

Mereceu a graça de ser a primeira a reconhecer Nosso Senhor no Domingo de Aleluia e anunciou ao Apóstolos a Ressurreição. Segundo antiga tradição, foi morrer no sul da França, com seus irmãos São Lázaro e Santa Marta.

Segundo uma antiga tradição grega, Madalena teria ido viver em Éfeso, onde teria morrido. Em Éfeso moravam também João, o apóstolo predileto, e Maria, mãe de Jesus.

Oração da Santa Maria Madalena: Santa Maria Madalena, vós que ouvistes de Jesus estas palavras; “Muito lhe foi perdoado porque muito amou… vai em paz, os teus pecados estão perdoados”, alcançai-me de Deus o perdão dos meus erros e pecados, deixai-me participar do ardente amor que inflamou o vosso coração, para que eu seja capaz de seguir à Cristo até o Calvário se for preciso, e assim, mais cedo ou mais tarde, tenha a felicidade de beijar e abraçar os pés do Divino Mestre. Como Jesus ressuscitado vos chamou pelo nome “Maria!”, ele chame também pelo meu nome…. e eu nunca mais me desvie do seu amor, com recaídas nos erros do meu passado. Santa Maria Madalena, eu vos peço esta graça, por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Devoção: A Nosso Senhor Jesus Cristo

Padroeiro: Dos que tendem ao adultério

Outros Santos do dia: Atão, Cirilo de Antioquia, André (márts.); Hilário (bispo); Meneleu (ab); Osen, Pancário (bispo); Platão, Síntiques, Teófilo, Vandregísilo e Gualtério (cf).

oracoes e santos