Santa Rita de Cássia

Dia 22 de maio

História: Santa Rita de Cássia tem seu nome de batismo de Margherita que originou o nome Rita, pelo qual é conhecida em todo mundo católico. Contrariada, fez o gosto dos pais: casou-se com um jovem temperamental e violento e tiveram dois filhos. Durante os 18 anos em que esteve casada, tudo fez para que a paz e a harmonia fossem mantidas mesmo tendo um marido brutal que lhe era infiel e a maltratava, até que conseguiu convertê-lo.

Porém um ano após, este (Paulo Ferdinando) foi assassinado e seus dois filhos juraram vingar-se dos matadores. Santa Rita de Cássia pediu a Deus que tirasse a vida dos filhos antes que eles cometessem o pecado da vingança e assim perdessem a alma e mesmo em meio as angústias da perda, foi atendida: um raio os matou. Abalada pela morte do marido e dos filhos, quis recolher-se ao convento das agostinianas de Cássia, mas não foi aceita.

Rezou, então, fervorosamente aos santos de sua devoção: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino. Contam os biógrafos que estes santos lhe apareceram de madrugada em sua casa e conduziram ao convento, mesmo com as portas do convento cerradas. Por 14 anos, até sua morte, trouxe na testa um estigma, associando-se assim à paixão de Cristo. Morreu no mosteiro de Cássia em 1457 e foi canonizada em 1900. É a padroeira das mulheres que sofrem com os maridos, e é também chamada “advogada das causas perdidas” e “Santa dos impossíveis”.

Oração da Santa rita de Cássia: Ó poderosa Santa Rita, chamada Santa dos impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliadora da última hora, refúgio e abrigo da dor que arrasta para o abismo do pecado e da desesperação, com toda confiança no vosso poder junto ao Sagrado Coração de Jesus, a Vós recorro no caso difícil e imprevisto, que dolorosamente oprime o meu coração. Obtende-me a graça que desejo; (fazer o pedido) pois, sendo-me necessária a quero. Apresentada por vós a minha oração, o meu pedido, por vós que sois tão amada por Deus, certamente serei atendido. Dizei a Nosso Senhor que me valerei da graça para melhorar a minha vida e os meus costumes e para cantar na terra e no céu a divina misericórdia. (Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai).

Novena:
Fazer o sinal da cruz;
Rezar o tema de cada dia;
Rezar 1 Pai Nosso; 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai;
Fazer a oração final;

Primeiro dia
Tema – Rita, alegria dos pais na velhice: O admirável Santa Rita de Cássia, tu que nasceste quando teus pais já estavam avançados em idade, nutriste por eles um carinho todo especial. Ensina-nos a sempre mais amar e proteger todos os caminhos todo especial. Ensina-nos a sempre mais amar e proteger todos os idosos que vivem em nossos lares em comunidades. Que tenhamos paciência para com eles e as condições para amá-los como imagem de Jesus a quem tanto amaste.
Oração final: Deus Pai de bondade, vós nos dais o exemplo dos santos para que imitando-os na terra, possamos chegar um dia às alegrias do céu. Dai-me, vos peço, por intercessão de Santa Rita de Cássia, padroeira dos casos desesperados e impossíveis, que tanto vos amou nesta vida, as graças que tão ardentemente vos suplico…

Segundo Dia
Tema – Santa Rita, amante da oração: Ó admirável Santa Rita de Cássia, nutriste desde cedo um profundo amor à oração e à solidão com Deus, ajuda-nos a descobrir nossa vocação de orantes em um mundo que esquece de orar. Que possamos rezar pelos que não sabem rezar pelos que não podem rezar e pelos que não querem rezar.

Terceiro dia
Tema – Santa Rita, fiel ao esposo: Ó admirável Santa Rita de Cássia, mesmo em meio aos mais duros sofrimentos que passaste em teu matrimonio, não desanimaste e oraste incessantemente pela conversão do teu esposo. Ensina aos casais de hoje teu jeito singelo de ser fiel na alegria ou na tristeza, na saudade ou na doença no amor no respeito e na fidelidade.

Quarto dia
Tema – Santa Rita, um coração de mãe para seus filhos: Ó admirável Santa Rita de Cássia, foste paciente e carinhosa para com teus dois filhos que queriam vingar a morte do pai. Ensina aos pais de hoje a ter um coração sempre aberto, preocupado e carinhoso para com seus filhos a exemplo do pai do filho pródigo, a quem imitaste em tua vida.

Quinto dia
Tema – Santa Rita, amante da vida religiosa: Ó admirável Santa Rita de Cássia, nutriste como ninguém um amor total à vida consagrada e religiosa. Mostra a muitos jovens de hoje o caminho para descobrir o verdadeiro amor desinteressado e total a Deus e aos irmãos. Intercede para que surjam muitas e santas vocações sacerdotais e religiosas.

Sexto dia
Tema – Santa Rita, profunda penitente: Ó admirável Santa Rita de Cássia, descobriste na fé e na penitência uma forma misteriosa de amar secretamente a Deus, a quem escolheste seguir. Ajuda-nos também a descobrir a penitência como um valor evangélico de conversão pessoal e desprendimento de todas as formas de egoísmo.

Sétimo dia
Tema – Santa Rita, obediente aos superiores: Ó admirável Santa Rita de Cássia, como ninguém obedeceste aos teus superiores religiosos por ver nessa obediência um valor evangélico, um amor de quem tudo entrega por um amor sempre maior. Ensina aos cristão de nossos dias a verdadeira caridade mútua, que faz com que toda forma de obediência não seja mais que um modo de servir aos irmãos.

Oitavo dia
Tema – Santa Rita, amante do Crucificado: Ó admirável Santa Rita de Cássia, descobriste no amor de Jesus crucificado um caminho para amar também o sofrimento. Ensina-nos a carregar nossas cruzes quando elas surgirem, sem desanimar ou desesperar.
Mostra-nos também o calor redentor de todos sofrimento aceito por amor a Jesus que nada mais tendo a oferecer, deu-nos Sua própria vida.

Nono dia
Tema – Santa Rita, padroeira das causas impossíveis: Ó admirável Santa Rita de Cássia, em virtude dos prodígios que conseguiste de Deus, foste escolhida como padroeira de todas as causas impossíveis. Ajuda-nos a sempre mais confiar no milagre maravilhoso do amor que faz o maior de todos os prodígios sobre a terra: a conversão de todos os corações para Deus.

Devoção: Às chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, sofrimentos de Sua Paixão e Morte

Padroeiro: Das esposas que sofrem, casos desesperados

Outros Santos do dia: Santa Joaquina de Vedruna (fund); Faustino, Timóteo e Venusto, Casto e Secundina, Emílio, Basilisco, Júlia, Quitéria (virgens); Fulco, Amâncio, Ausônio (confs); Romão (monge); Helena (virgem).


santo protetor orações