Santo André

Dia 30 de novembro

História: Encontramos o apóstolo André como o primeiro apóstolo a ser chamado por Jesus para segui-lo. Era irmão de Simão Pedro. Na ocasião da multiplicação dos pães. Jesus pedira a Felipe sobre a possibilidade de dar a comer a toda àquela multidão e André interveio: ” Está aqui um jovem que tem cinco pães de cevada e dois peixes; mas o que é isto para tanta gente? (Jo,6-8).

Nos últimos dias da vida do Senhor, após a entrada triunfal em Jerusalém, André é novamente citado. Quando pessoas pediam para ver Jesus, André foi dizer a Felipe e ambos foram falar com Jesus (Jo,1220-22). André é nomeado como um dos discípulos prediletos do Mestre, assim como seu irmão Pedro, também João e Tiago que pediam a Jesus explicações sobre a ruína de Jerusalém e o fim do mundo.

André terminou sua vida crucificado na Acaia, numa cruz em forma de X. Seu corpo repousa na catedral de Amalfi na Itália e sua cabeça, que estava no Vaticano foi devolvida por Paulo VI à Igreja Ortodoxa de Constantinopla.

Oração: esus, Filho de Deus, Cordeiro de Deus, ao celebrar a lembrança do primeiro discípulo que chamaste a teu lado, nós te adoramos e veneramos tua vontade; aumenta nossa disposição em trabalhar pela unidade de todos os que crêem em ti, oferecendo nossa cruz pessoal, e bendize com graças abundantes os cristãos de fé ortodoxa, especialmente seu patriarca constantinopolitano, sucessor de santo André apóstolo. Amém.

Devoção: Ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo

Padroeiro: Dos pescadores e da Ucrânia

Outros Santos do dia: Maura, Justina (Vgs); Cástulo, Euprepes (márts.); Troiano (bispo); Saturnino, Constâncio, Zózimo (confs.).


santo protetor orações