Santo Antônio Maria Gianelli

Dia 07 de junho

História: Santo Antônio Maria Gianelli fundou a Congregação das Filhas de Maria (Irmãs Gianellinas) e a Congregação dos Missionários (ou Oblatos) de Santo Afonso de Ligório.

Nomeado bispo de Bobbio, na Itália, reformou completamente essa diocese, afastando sacerdotes indignos e substituindo-os por outros formados segundo seu espírito inteiramente apostólico.

Na Itália, venera-se Santo Antônio Gianelli, bispo de Bobbio e fundador de duas congregações religiosas. De extraordinário nada houve em sua vida, a não ser a fidelidade constante para com os deveres de estado.

Foi por isso mesmo que Pio XII canonizou o Santo Antônio Maria Gianelli, apresentando-o como modelo a toda a Igreja, por essa fidelidade nas coisas pequeninas. Viveu entre os séculos XVIII e XIX.

Oração de Santo Antônio Maria Gianelli: Deus, nosso Pai, não fazeis distinção de pessoas. Diante de vós, Senhor, todos somos iguais: ninguém é mais justo, é mais correto, é mais digno que o outro. Diante de vós, frágil é quem se julga forte; pobre, quem se acha rico; nada, quem se considera tudo; tolo, quem se reputa sábio. Ajudai-nos, pois, a construir um mundo em que a dignidade de cada pessoa seja respeitada e garantida. Uma sociedade em que os sentimentos de fé e de esperança prevalesçam sobre os da descrença e da falta de horizontes. Fazei florescer, em frutos de paz, as lágrimas dos corações aflitos. Saciai os que têm fome de justiça, de verdade e de libertação. Nenhuma voz seja calada à força; tropeço algum nos desvie do bom caminho. Nem a abundância nem a necessidade obscureçam nossa dignidade humana. Que se cumpram um a um nossos sonhos de fraternidade. Amém.

Devoção: À fidelidade constante com seus deveres de estado

Padroeiro: Dos fundadores

Outros Santos do dia: Optato de Mileve, Paulo, Cândido e Venâncio (bispos); Licarião, Pedro (presb); Walabonso (diác); Abêncio, Jeremias, Sabiniano, Vistremundo (monges e mártires); Roberto (abade); Antônio M. (cf); Ana do Carmo (virgem); Acácio, Aderico, Eugênia, Valentim, João, Tarásio (mártires).


santo protetor orações