Santo Ildefonso

Santo_IldefonsoDia 23 de Janeiro

História: Nasceu no ano de 606, em Toledo, no dia 8 de dezembro. Um homem de oração foi discernindo a vontade de Deus também nas perdas.

Ficou órfão e, em meio aos bens que possuía, fez de tudo para a construção de um mosteiro para religiosos. Um homem de discernimento, que não quer dizer sem medo, sem dificuldades.

Os santos não foram super-homens, mas pessoas de carne e osso que foram se deixando transformar por Aquele que é o santo dos santos: Jesus Cristo.

Ele que, pelo poder do Espírito Santo, opera maravilhas no coração que se abre. Santo Ildefonso, um coração aberto para as vontades de Deus, mesmo contra a própria vontade.

Aconteceu que o Bispo de sua localidade havia falecido e o povo o elegeu. Ele se escondeu num convento, mas foi descoberto e aceitou este grande serviço para o povo de Deus. Foi um grande instrumento de Deus e devoto da Santíssima Virgem.

Ele propagou a Festa da Expectação de Nossa Senhora, em 18 de dezembro – Nossa Senhora do Ó, como ficou conhecida. Fruto desse amor, ele recebeu a graça de uma aparição da Virgem Maria, chamando-o de “meu capelão” e presenteando-o com uma casula do céu.

Assim diz o seu testemunho. Um homem revestido de humildade, de vida, de oração na vida sacramental, por isso foi um grande pastor para o seu povo. Não evangelizou sozinho, pois os santos bem sabiam e continuam, a saber, o quanto nós precisamos uns dos outros para que a evangelização aconteça, para que muitos conheçam esse doce nome que tem nosso Senhor Jesus Cristo. Os santos foram aqueles que se consumiram pelo Evangelho para que muitos conheçam Jesus Cristo.

Oração: Ao vosso amparo e protecção
nos acolhemos, Santo Ildefonso
e suplicamos a vossa intercessão.
Alcançai-nos o dom de uma vida
que seja testemunho de Jesus Cristo
e avivai em nós o desejo de crescermos na fé.
Abençoai as crianças e os jovens,
os adultos e os idosos.
Intercedei pelos doentes
e pelos que vivem sozinhos e abandonados.
Confortai os tristes e os aflitos
e encaminhai os errantes.
Fazei regressar os que andam perdidos
pela indiferença e pelo pecado.
Reconciliai os casais e
iluminai os seus caminhos.
Santo Ildefonso,
nós vos pedimos o dom da fortaleza
para vencer as dificuldades que nos rodeiam.
A vós, filho dedicado de Maria,
pedimos a vossa intercessão
e guiai os nossos passos
pelo caminho da eternidade. Ámen.
Pai Nosso…
Ave Maria…

Devoção: À Santíssima Virgem

Padroeiro: dos que amam a Santíssima Virgem

Outros Santos: Emerenciano (virgem); Pármenas (doutor); Agatângelo, Severiano e Áquila, Asclas (mártires); João esmoler, Clemente, Urbano (bispo); Martírio (monge) Amásio.