Santo Osvaldo

santo_osvaldoDia 29 de Fevereiro

História: Osvaldo figura entre os grandes nomes católicos da Europa ao final do primeiro milênio, tendo morrido no ano de 992. De origem dinamarquesa, era sobrinho de Odo, arcebispo da Cantuária e parente de Osyll, arcebispo de York. Para abraçar a religião escolheu a vida de monge beneditino e, por isso, ingressou no convento de Fleury-sur-Lofre, na França.

Entretanto, Osvaldo foi chamado por seu tio Oskyl que, desejando fazer reformas em sua diocese, escolheu o sobrinho para encabeçá-las, por causa de seu senso de justiça e da generosidade para com os pobres. Foi nomeado bispo de Worcester e uniu-se a dois outros religiosos da mesma estirpe da região: Dunstan, arcebispo de Cantuária e Ethelwold, bispo de Winchester.

Assim, Osvaldo conseguiu restabelecer a disciplina monástica que levou a diocese de seu tio a recuperar o caminho correto dentro do cristianismo. Por esta e outras obras, o Rei Eadgar o nomeou arcebispo de York, em 972. Osvaldo fundou ainda uma outra abadia de beneditinos em Worcester e desenvolveu muito o estudo científico nos mosteiros e conventos que dirigiu.

Mas, ao mesmo tempo em que dava grande importância aos estudos terrenos, em nenhum momento se desprendeu das obrigações e regras espirituais, vivenciando muitos fatos sobrenaturais. Segundo a tradição, Santo Osvaldo reproduzia durante toda a Quaresma a cerimônia do lava-pés, banhando ele próprio os pés de 12 mendigos. Ele operou diversos milagres em vida.

Oração: Deus, nosso Pai, vós nos chamastes para ser um povo de servidores. Velai, Senhor, nós vos pedimos, pela Igreja, peregrina e sinal do vosso Reino de amor, de paz e de justiça entre os homens. O vosso Espírito Santo ilumine a mente e os corações dos pastores para que conduzam com sabedoria e retisão o vosso povo peregrino. Ajudai-nos a discernir a vossa presença e os vossos desígnios nos acontecimentos, nas exigências e nas aspirações de nossos tempos. Tornai-nos solidários com as alegrias e as esperanças, com as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem. Amém!

Devoção: –

Padroeiro: Dos servos de Cristo

Outros Santos:-

oracoes e santos