São Barnabé

Dia 11 de junho

História: Apesar de que São Barnabé não tenha sido um dos doze eleitos por Jesus Cristo, é considerado Apóstolo por aqueles primeiros padres da Igreja, mesmo por São Lucas, por causa de a missão especial que lhe confiou o Espírito Santo e sua ativa tarefa apostólica.

Barnabé era um judeu da tribo de Levi, nascera em Chipre; seu nome original era a José, porém os Apóstolos o trocaram ao de Barnabé que significa ‘homem esforçado’.

É mencionado nas Sagradas Escrituras, no quarto capítulo dos Atos dos Apóstolos; menciona-se a venda de suas propriedades. O Santo foi eleito para levar o Evangelho a Antioquia,instruir e orientar aos neófitos.

Para esta missão obteve a cooperação de São Paulo. Os dois pregadores obtiveram grande êxito; a Antioquia converteu-se em um grande centro de evangelização e foi ali onde, pela primeira vez, deu-se o nome de Cristãos aos fiéis seguidores de Cristo.

Tempo mais tarde, foi lhe dada uma nova missão e partiram para cumpri-la, acompanhados por João Marcos. Primeiro se trasladaram a Seleucia e depois a Salamina, em Chipre.

Logo após chegarem a Pafos, onde converteram o procônsul romano Sergio Paulo, navegaram até Perga em Pamfilia, onde João Marcos os abandonou. Em Iconium, em Licaônia, estiveram a ponto de morrer apedrejados. Em Listra, São Paulo curou milagrosamente a um paralítico e os habitantes pagãos os confundiram com a “deuses”.

De regresso a Antioquia passaram por todas as cidades que haviam visitado para confirmar e ordenar presbíteros. Surgiram certas diferenças entre São Paulo e São Barnabé, pelo que se decidiram separar. São Barnabé partiu então para Chipre, acompanhado de João Marcos, para visitar as igrejas que ali haviam fundado.

Ao redor do ano 60 ou 61, São Barnabé já havia falecido. Diz-se que foi apedrejado até morrer em Salamina.Outra tradição no-lo apresenta como pregador em Alexandria e em Roma e além disso como primeiro bispo de Milão.

Oração de São Barnabé: Santo Apóstolo, Barnabé, que fostes eleito a levar o Evangelho a Antioquia e orientar os neófitos, tendo a cooperação de são Paulo e posteriormente de Marcos em Salamina e em tantos outros lugares, vós que fostes o primeiro bispo de Milão, que morrestes apedrejado por pagãos impiedosos, volvei o vosso olhar a nós e a todos os apóstolos da Igreja, para que servindo ao Evangelho, possam encontrar a fortaleza necessária para nunca se desanimar. Olhai para as pedras que se encontram em nosso caminho, pois elas vos apressaram vosso encontro com Deus: que as nossas nos levem à santidade também, aceitando-as nos sofrimentos, com brandura e paciência. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Devoção: À evangelização a custa da própria vida

Padroeiro: Do Chipre

Outros Santos do dia: Felix e Fortunato (Irmãos mártires); Hugo (Abade); Bettário (er); Parísio (monge); Remberto, Apolo (bispos); Aleixo, Aleida, Alícia, Amável, André, João, Eraclambo e Teófilo (cfs).

oracoes e santos