São Basílio

Dia 14 de junho

História: Doutor da Igreja, pertenceu à uma família de santos. Seu avô faleceu mártir em uma perseguição. Sua avó foi Santa Macrina; sua mãe, Santa Amélia e a irmã também foi santa.

Seus irmãos foram São Pedro, bispo de Sebaste e São Gregório Niceno. Seu melhor amigo São Gregório Nacianceno. Ao ver que seu irmã Santa Macrina havia fundado um mosteiro de monjas e que estas progrediam muito em santidade, Basílio foi para Egito para aprender com os monges do deserto, a maneira de viver em solidão.

Ao retornar, fez-se monge e redigiu suas famosas “Constituições” que são a primeira Regra de vida escrita para os religiosos. Nelas ensina como viver em oração, estudo, boas leituras e trabalhos manuais em um mosteiro e como fazer-se santo na vida religiosa.

Nessas “Constituições” têm se baseado os mais famosos fundadores de Comunidades para redigir os Regulamentos de suas Congregações. Basílio foi eleito Arcebispo de Cesárea, e do delegado do governo que quis fazê-lo renegar sua fé.

Vários haviam renegado por medo. Porém nosso santo se manteve firme, disposto a tudo para defender sua fé. Por sua oratória maravilhosa, por seus admiráveis escritos e pelas muitíssimas obras que fez em favor do povo, foi chamado de “Basílio o Grande”.

São Gregório dizia: “Cada vez que leio um escrito de Basílio, sinto que o Espírito Santo transforma minha alma”. Seus escritos têm o que se chama “Unção”. Além de sua arrebatadora eloqüência, Basílio tinha uma assombrosa atividade em favor dos necessitados.

Foi o primeiro a edificar por ali um Hospital para pobres e um asilo para velhos. Estudou muito a Bíblia, especializou-se em filosofia e literatura. Conservam-se cerca de 365 cartas suas, maravilhosas e de proveitosa leitura para a alma. Todos seus escritos e seus sermões tem por fim fazer com que as pessoas ame mais a Deus e se tornem mais santa. Por isso é considerado como o primeiro escritor ascético do oriente. Uma de suas frases; Tudo é instável para que amemos as coisas estáveis”.

Oração de São Basílio: Deus, nosso Pai, enriquecestes a Igreja e deste-nos em São Basílio um exemplo de que a vossa Palavra é vida e luz para nossos corações. Que ela frutifique também em nós obras agradáveis aos vossos olhos; o serviço sincero e gratuito aos necessitados. Por sua intercessão, sejamos dignos da vocação a que fomos chamados, e tudo façamos para que o vosso Reino de justiça se dilate no meio dos homens. E, assim, os que virem nossas boas obras possam louvar e confessar o vosso santo Nome. Permaneçamos sempre abertos ao Espírito para cumprir a vossa vontade agora e sempre. Amém!

Devoção: Às santas regras para o caminho da disciplina que leva à santidade

Padroeiro: Dos fundadores

Outros Santos do dia: Fernando de Portugal (virgem e mártir); Metódio, Etério, Quinciano, Gerásimo (confs); Eliseu Iprofeta); Marciano, Fortunato, Gervoldo, Anastácio (bispos); Felix (monge), Digna (virgem); Valério e Rufino (mártires); Ricardo (abade).

oracoes e santos