São Gabriel Arcanjo

Dia 29 de setembro

História: Com alegria, comemoramos a festa de três arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento, a devoção a estes amigos, protetores e intercessores, que do céu vem em nosso socorro, pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate.

O nome deste arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa “Homem de Deus”, mas é muito conhecido devido sua singular missão de mensageiro, uma vez que ele quem anunciou o nascimento de João Batista e principalmente anunciou o maior fato histórico: “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré … O anjo veio à presença dela (Maria) e lhe disse: “Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus” a partir daí são Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho, como se deu a Encarcação.

Oração: Vós, Anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e Suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo!

Devoção: Serviço ao homem

Padroeiro: –

Outros Santos do dia: São Renato Goupil; Fraterno e Dudvino (bispos); iríaco (eremita); Grimoaldo (conf.); Eutíquio, Plauto,Dadas, Ripsimes, Gudélia (márts.); Alarico (monge


santo protetor orações