São Hugo de Grenoble

Dia 01 de abril

História: São Hugo de Grenoble nasceu em Grenoble, França, estudou em Valença e em Reims onde foi aluno de São Bruno, abraçou a vida religiosa (beneditina) ainda na flor da idade.

Aos 27 anos São Hugo de Grenoble tornou-se, pelo Papa Gregório VII, Bispo de Grenoble, cargo em que permaneceu por 52 anos. Um formador de santos, sobretudo construindo mosteiros, hospitais.

Excelente colaborador do papas Gregório VII, Urbano II, Pascoal II e Inocêncio II, ajudou na reforma da Igreja, na luta contra a simonia e corrupção do clero. Defensor da vida monástica pois acreditava que o silêncio, a disciplina, o falar apenas o necessário, a vida de oração, o estudo das sagradas Escrituras, o trabalho, eram os principais meios para se evitar a leviandade e alcançar a santidade.

Até hoje, a vida de Santo Hugo está sendo estudada, desde a canonização, que se deu por Inocente II. São Hugo de Grenoble partiu para eternidade aos 79 anos de idade.

Oração de São Hugo de Grenoble

São Hugo de Grenoble, alcançai-me uma vida de contemplação, oração, escuta de Deus, trabalho e disciplina, a fim de que eu não desperdice meu tempo com coisas levianas e passageiras que comprometam minha salvação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Devoção: À vida de oração e estudos das Sagradas Escrituras e ao trabalho

Padroeiro: Dos construtores

oracoes e santos