São João José da Cruz

Dia 05 de Março

História: São José da Cruz ingressou na Ordem de São Pedro de Alcântara por sentir que por esses ordem chegaria muito mais próximo ao Céu.

Fugiu das dignidades eclesiásticas e levou uma vida eremítica para se exercitar unicamente na penitência e na oração, tal o fundador de sua congregação. Era profundamente austro, comia pouco e uma só vez ao sai, dormi apoucas horas, levantando-se a meia noite para agradecer a Deus pelo novo dia.

Em 1647 foi enviado para fundar um convento em Ávila, em Piemonte. Juntou pedras com suas próprias mãos, usou cal e madeira e com um enxadão fez os alicerces. Não tinha ninguém para ajudá-lo. O povo começou a achar que ele era louco mas logo perceberam que estavam errado e começaram a prestar-lhe ajuda, de forma que um grande convento foi edificado em poucos tempo.

Em 1702 foi nomeado vigário provincial da Reforma de São Pedro de Alcântara na Itália e a ordem, abençoada por Deus, desceu de Norte a Sul, adquirindo um bem espiritual tão grande que chegou ao Vaticano.

João José da Cruz viveu até 85 anos de idade e na última etapa de sua vida foi favorecido com o dom de fazer milagres. De todo Piemonte vinham ao Convento de Ávila numerosas caravanas que se tivessem fé e merecimentos eram curadas. O santo foi beatificado em 17989 e canonizado em 1839,no centenário de sua morte.

Devoção: A desaparecer para que só Jesus fosse louvado

Padroeiro: Dos que desejam obter o dom da obediência

Leia também:


santo protetor orações