São Luís Gonzaga

Dia 21 de junho

História: Sua formação cristã começou a ser desenvolvida desde sua infância através de sua mãe, onde, posteriormente decide ser jesuíta ao entrar para a Companhia de Jesus.

Sua vida de oração se torna intensa e seus atos de caridade se tornam concretos. Tinha grande amor pelo estudo. Pertencia à família nobre dos duques de Mântua e era príncipe do Sacro Império, sendo herdeiro do feudo soberano de Castiglione.

A tudo São Luís Gonzaga renunciou depois de uma luta árdua para conseguir licença paterna, e ingressou aos 17 anos na Companhia de Jesus.

Estando na Milão e por revelação divina, São Luis compreendeu que não lhe restava muito tempo de vida. Aquele anúncio lhe encheu de júbilo e apartou ainda mais seu coração das coisas deste mundo.

Faleceu, dedicando-se aos serviços das vítimas da peste, em Roma. Morreu de esgotamento por causa do excessivo trabalho, como também de sua penitência contínua. É modelo de pureza e patrono da juventude católica.

Oração de São Luís Gonzaga: Deus, nosso Pai, celebramos hoje a memória de São Luís Gonzaga. Ele viveu buscando a vossa face, encontrou-vos servindo aos irmãos necessitados e vítimas da peste. Olhai, Senhor, para cada um de nós, perscrutai os nossos corações e as nossas mentes. Despertai em nosso íntimo o desejo de também vos buscar com sinceridade e abertura de espírito. Em vós reside o sentido de nossa existência, a superação de nós mesmos e a alegria de vos servir. Enchei os nossos corações da vossa alegria, da vossa esperança e da vossa paz. Dai-nos o dom do discernimento, para que, a exemplo de São Luís Gonzaga, possamos colocar em vós toda a nossa confiança.

Devoção: Ao desprendimento e ao despojamento

Padroeiro: Dos adolescentes e da juventude católica

Outros Santos do dia:

oracoes e santos