São Marcelo

Sao_MarceloDia 16 de Janeiro

História: Este foi um dos primeiros mártires da cristandade: tornou-se Papa num período terrível para Roma, logo após a queda do imperador Deocleciano.

Sua função inicial foi reorganizar paróquias devastadas pelo terrível imperador de Roma. Marcelo impôs que o castigo deveria ser dado de acordo com o tamanho do crime.

Essa sua decisão foi repudiada e todos ficaram contra ele, tanto que o imperador Maxentius mandou-o para o exílio.

Não mais Papa e sim “escravo do Imperador” trabalhou em estábulos em grandes humilhações. Nove meses após, conseguiu fugir e foi encontrado aos trapos, machucado, por uma senhora muito piedosa que por sua vida veio a ser canonizada (santa Lucina) que cuidou dele, acolhendo-o em sua casa.

Assim que se recuperou, Marcelo retornou às suas atividades sacerdotais, transformando o lar daquela senhora em uma igreja improvisada.

Ali catequizava, celebrava Missas, ouvia confissões, batizava. Quando o Imperador soube disso, ordenou que alguns escravos invadissem o local e colocassem gados dentro daquela casa de orações, como uma forma de tirá-lo dali e assim Marcelo ficar sem lugar para viver.

Mas Marcelo permaneceu até morte e ainda tomou conta dos animais. Embora não tenha sofrido uma morte cruel, foi considerado mártir e não por pouco.

Oração: –

Devoção: –

Padroeiro: da cidade de Leão na Espanha

Outros Santos: Fulgêncio (doutor); Bernardo, Pedro, Arcúsio, Adiuto, Oton, Júlio e Tolomeu (mártires); Honorato, Ticiano, Melas, Valério (bispo); Rolando (abade); Piscila (virgem); Frísio.

 

oracoes e santos