São Romualdo Abade

Dia 19 de junho

História: Tinha 20 anos e levava uma vida dissipada e pecadora quando viu seu pai matar um parente em duelo.

O choque que recebeu foi a ocasião da graça para convertê-lo. Depois de passar algum tempo na França, em contato com a espiritualidade da Abadia de Cluny, retornou à Itália e iniciou sua obra de fundação de mosteiros.

Entre outros, fundou o de Campus Máldoli, berço da Ordem dos Camaldulenses, inaugurando uma nova forma de vida eremítica.

Depois de ter sido monge na abadia de Ravena,São Romualdo Abade estabeleceu uma colônia de eremitas no alto vale do rio Arno, sob a influência do monarquismo catalão.

Uma particularidade na vida de São Romualdo foi o fato de ele, apesar de monge, interessar-se por todos os problemas do seu tempo. Por exemplo, as missões na Boêmia e na Polônia; as peregrinações à Terra Santa; a reforma do clero e outros pontos vitais para a Igreja Católica.

Foi um santo contemplativo e ao mesmo tempo, ativo. Seu corpo foi preservado da corrupção e se encontrava intacto quatro séculos depois de sua morte.

Oração de São Romualdo Abade: Ó Deus, pai de bondade, eu Vos peço, pela intercessão de São Romualdo, que nunca me sinta por vós desamparado. Eu vos peço por mim e por todos aqueles que sofrem dores físicas, que se sentem abandonados e que carregam a cruz sozinhos no meio do desespero. Concedei a força e a aceitação do mistério da dor. Amém.

Devoção: À contemplação do amor de Deus

Padroeiro: –

Outros Santos do dia: Diosdado (bispo); Juliana de Falconi (virgem e fundadora); Gervásio e Protásio, Gaudêncio e Almácio, Urcísino, Zózimo e Bruno, Bonifácio, Lamberto de Zaragoça (mártires); Nazário (presb).


santo protetor orações