São Simeão

Santo_SimeaoDia 05 de Janeiro

História: São Simeão era de família humilde. Seu Pai era pastor na cidade de Cilícia, próximo à Síria, sempre ajudava ao pai no trato com o rebanho, certa vez, ao ler a Biblía enquanto trabalhava ficou impressionado com as histórias dos sacrificios de beatos e fiéis.

Assim, São Simeão foi até o mosteiro mais próximo e, depois de passar dias e noites na porta do local sem comer e sem beber, implorou para que os monges o admitissem como o servo mais humilde da instituição.

Após alguns anos, foi expulso do mosteiro quando descobriram a prática de penitência que ele praticava, ficando muito ferido no corpo e temendo que a prática se tornasse hábito entre os demais monges no mosteiro o superior mandou-o embora.

Expulso, Simeão decidiu tornar-se um eremita, indo morar no topo do Monte Thesalissa, onde várias outras pessoas viviam isoladas a rezar. São Simeão, como todos os eremitas, escolheu viver só, em lugar afastado para dedicar-se somente a oração.

A vida que os eremitas levavam, pobre e contemplativa, era considerada na época um caminho especial para se alcançar a santidade. (Conta a história que o primeiro eremita foi Santo Antão, que por volta do ano 300 foi para o deserto para dedicar-se a fé).

São Simeão morreu aos 60 anos de idade sobre o local em posição de oração. Por sua atitude passou a ser conhecido na época por O Estilita, uma referência à palavra grega stylos, que significa coluna.

Oração de São Simeão: Deus Onipotente, que ao Vosso servo São Simeão Estilita destes graças que mereceu persistir muitos anos sobre uma coluna recebendo sustento da Vossa Providência, permiti que, por Vossa intercessão mereçamos viver e morrer na Vossa graça. Amém.

Devoção: –

Padroeiro: –

Outros Santos: Telésforo, Rogério, São Gerlach, Emiliana, Apolinária, Amélia, João Nepomuceno, Neumann